Em tempos de homem aranha 3 e youtube, está ficando cada vez mais famosa uma mania em matéria de esporte / doidera / filosofia / arte urbana chamada Le Parkour . Muuiiiiittoo legal, foi criado a uns 15 anos atrás por um francês malucão ( no bom sentido ) chamado David Belle, que o define como “ arte de viver, urbana e contemporânea “ . Belle se inspirou nas atividades de seu pai, um soldado francês nascido na Indochina ( Vietnã ), iniciado na técnica de treinamento militar chamada “ parcours du combattant , ou percurso de obstáculo , de onde se origina o nome Le Parkour, dado por um amigo de Belle , o ator Hubert Koundé.
A história do esporte /arte /filosofia é muito legal também , começando pelo trabalho do educador e desportista também francês Georges Hérbert , chamado “methode naturalle “, um método de treinamento físico que privilegiava a resistência a muscularidade e a velocidade através dos movimentos de andar, correr, pular, escalar, andar em equilíbrio, arremessar, levantar, defender-se e nadar.
Chamados de traceurs, os praticantes de le parkour desenvolvem a noção de escapar e chegar, como forma de auto defesa , através de raciocínio rápido e destreza para escapar de situações difíceis. Assim o le parkour se assemelha às artes marciais , mas com ênfase na esquiva. Os praticantes se movem o mais rápido possível, mas de maneira a gastar a menor energia possível .
O le parkour também ganhou um impulso através do filme de Luc Besson, District 13 e do grupo Yamakasi, do qual o próprio Belle fez parte e que chegou a se apresentar com o Cirque du Soleil.
Tem muito material sobre le parkour na web, e uns links legais são: http://pt.wikipedia.org/wiki/Le_Parkour
http://perso.orange.fr/le.parkour/
http://www.leparkourbrasil.blogger.com.br
No link abaixo tem um vídeo meio longo mas muito legal
http://thedarkerside.to/rants/?p=703
E ai vai um clip clássico muito bacana do David Belle ( pra quem quiser mais, o youtube está cheio).
17 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário