26 de novembro de 2008

Retrospectiva Cultural 2008

Nesse ano de 2008 Porto Alegre parece ter entrado de vez para o Hall das cidades com belas programações culturais; seja pela iniciativa privada ou por iniciativa da secretaria de cultura, tivemos grandes projetos, desde teatro, palestras e shows até a abertura de lojas especializadas no tema.

Desde abril o projeto “Fronteiras do Pensamento” tem trazido grandes nomes do cinema, teatro, filosofia e literatura para debater “a arte e a linguagem na cultura contemporânea” (tema da edição 2008, a segunda em Porto Alegre); nomes como José Padilha, Milton Hatoum, Gerald Thomas e David Lynch, entre outros, passararm pela cidade compartilhando sua vasta bagagem com milhares de pessoas ao longo do ano no salão de atos da UFRGS. Além da série de conferências, o Projeto apresentou uma série de documentários para a televisão e para o trabalho educativo e de difusão cultural. Logo deverá ser lançado um livro com os textos originais das conferências.

No teatro, o Porto Alegre em cena, em sua décima quinta edição, contou com espetáculos de teatro, dança e música e um público de aproximadamente 700 mil pessoas. Os espetáculos ocorreram em mais de 40 locais diferentes, entre teatros, shoppings, galpões industriais, espaços alternativos e bairros periféricos da cidade; ainda no teatro temos, desde 1999, o já tradicional Porto Verão Alegre, que traz peças de teatro nas semanas de janeiro e fevereiro, quando a cidade está derretendo e entregue às moscas. Contando com a participação de praticamente todos os profissionais de teatro em atividade no Rio Grande do Sul, todas as salas de espetáculo são utilizadas em período integral (terças a domingos). O projeto já contabilizou mais de 70.000 espectadores e possui, em média, 300 apresentações em cada edição. ; e desde abril temos o república do rock, quando duas bandas (uma começando e uma com mais “estrada”) tocam em um teatro da cidade – já houve show no renascença, Instituto de arte e Teatro Túlio Piva – com um cachê certo (algo quase inimaginável pro padrão Porto Alegre).

E para fechar o ano com chave de ouro, o recém inaugurado Barra Shopping Sul traz à cidade duas lojas: a Fnac, uma rede de lojas de livros, produtos eletrônicos e de lazer, cd, dvd, enfim, praticamente um varejo cultural; e a Made in Brazil, uma loja de instrumentos musicais que vende guitarras que antes só poderíamos ver por foto na internet, e que que finalmente chegaram a Porto Alegre, uma cidade cada vez menos carente de cultura e cada vez mais integrada ao mapa nacional como uma parada quase que obrigatória para artstas em geral.

Guilherme Nunes


Fontes:

http://www.fronteirasdopensamento.com.br/

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/poaemcena/

http://www.wikipedia.org

http://www.portoveraoalegre.com.br