18 de julho de 2008

Blu e sua arte, o Muto.

Imagine se um dia você olhasse para algum muro pichado e de repente os desenhos começassem a se mexer. É basicamente isso que o artista italiano, que auto denomina-se Blu, faz.

Aplicando aos seus desenhos uma técnica visual chamada Stop Motion, o artista faz com que sua arte pareça estar viva. Não é animação pura, pois é possível enxergar as marcas das pinturas anteriores que, aos poucos, foram sendo cobertas. Segundo Blu, que possui um estilo surrealista, a técnica é roubar, depois, os frames desnecessários, e, assim, compor a animação.

Para os que não viram e até para os que já viram, vale a pena conferir o vídeo do cara que foi feito em Buenos Aires e Baden, Argentina.





Blu também está participando da exposição “Street Art” na TATE Modern no Reino Unido. Ele se juntou com outros artistas, inclusive aos brasileiros Gêmeos e Nunca, para pintar a fachada do museu onde está acontecendo a exposição, que está em cartaz desde o dia 23 de Maio até 25 de Agosto.

http://www.blublu.org/


Carina Stölting e Lucas Figueiredo


11 de julho de 2008

And Justice for all

O século XXI sm dúvida nenhuma é o século da informção, que graças telefonia, internet e à telemática (telefonia + informática), é difundida rapidamente, deixando o mundo cada vez menor. Assim também é no mundo da música; qualquer um pode colocar seu som para download em sites vistos pelo mundo inteiro, e como consequência disso, basta chutar uma lata de lixo ou dobrar a esquina para encontrarmos milhares de bandas. Para se destacar, não basta mais apenas tocar, é preciso atacar em outras mídias.

Da França surge uma dupla de música eletrônica formada por Gaspard Augé e Xavier de Rosnay, o Justice, banda mais badalda do cenário eletrônico mundial entre 2007 e começo de 2008 com o lançamento do disco “ç” (após vários ep's e singles). Contudo, a inovação realizada pela dupla não está propriamente no som, que mesmo sendo de alta qualidade é muito parecido com o de outra dupla francesa, o Daft Punk. Também pudera, além da nacionalidade os dois têm em comum Pedro Winter, aka Busy P, produtor das duas duplas, dono do selo Ed Banger e remixer. O grande motivo pelo qual o justice é aclamado com uma das salvações da música eletrônica vai além grooves funkeiros sampleados e da estética robótica.

Em 2006 a banda lançou o excelente clipe da música “never be alone” (que mais tarde foi relançada com o nome de “We are your friends”), remix da música dos caras do Simian Mobile Disco, e chamou a atenção do grande público. Mas foi em 2007 que todos ficaram boquiabertos com um clipe da dupla: D.A.N.C.E é um espetáculo visual. Camisas pretas e brancas com objetos coloridos e agitados de animação, passando de uma para outra, formando desenhos, letras e palavras . O chamado “motion track” foi muito bem usado, misturando realidade e desenho aniamado, dando uma sequência muito boa e às vezes até engraçada ao clipe.

Em 2008 os franceses atacaram novamente e lançaram um clipe totalmente esquizofrênico; “Stress” é praticamente um curta-metragem, que mistura “Hooligans”, “Laranja Mecânica” e “GTA” (o clima tenso da música colabora muito). Não podemos garantir que a próxima música do duo será um hit, mas certamente o clipe vai dar o que falar.




Justice - Never Be Alone



Justice - D.A.N.C.E




Justice - Stress

Por Guilherme Nunes

A musica e a Web

Em um mundo em que a informação está cada vez mais acessivel e cada vez mais rapida, vemos que cada vez mais as mídias fiscias ( Cds, Dvds e etc.) estão perdendo espaço para a transferência de arquivos via internet. Tudo está mais facil de conseguir, não é mais necessario ir à uma loja comprar um Cd para tê-lo em casa, basta você gastar alguns minutos (e cada vez menos) para conseguir baixa-la. E é graças a essa evolução que vemos gente “comum” fazendo coisas fantásticas, exemplo disso é o incontavel número de pessoas que postam videos em sites como o Youtube e o Yahoo Video e bandas novas com muito talento que ganham cada vez mais espaço com sites como o Myspace.

Incontaveis tendencias e modismos já surgiram com toda essa informação. Porém com toda essa velocidade, elas acabam, muitas vezes, tão subtamente quanto surgiram. O que nos resta agora é esperar o próximo “web-hit” ou a próxima banda que surgirá subtamente e acabará tão rapidamente quanto.
Alguns exemplos de Web-Hits são:


Dança do Quadrado - Kibe Loco

http://www.myspace.com/mallumagalhaes
Perfil da Mallu Magalhães no Myspace.






Por Lucas Figueiredo