26 de novembro de 2008
Retrospectiva Cultural 2008
Desde abril o projeto “Fronteiras do Pensamento” tem trazido grandes nomes do cinema, teatro, filosofia e literatura para debater “a arte e a linguagem na cultura contemporânea” (tema da edição 2008, a segunda em Porto Alegre); nomes como José Padilha, Milton Hatoum, Gerald Thomas e David Lynch, entre outros, passararm pela cidade compartilhando sua vasta bagagem com milhares de pessoas ao longo do ano no salão de atos da UFRGS. Além da série de conferências, o Projeto apresentou uma série de documentários para a televisão e para o trabalho educativo e de difusão cultural. Logo deverá ser lançado um livro com os textos originais das conferências.
No teatro, o Porto Alegre em cena, em sua décima quinta edição, contou com espetáculos de teatro, dança e música e um público de aproximadamente 700 mil pessoas. Os espetáculos ocorreram em mais de 40 locais diferentes, entre teatros, shoppings, galpões industriais, espaços alternativos e bairros periféricos da cidade; ainda no teatro temos, desde 1999, o já tradicional Porto Verão Alegre, que traz peças de teatro nas semanas de janeiro e fevereiro, quando a cidade está derretendo e entregue às moscas. Contando com a participação de praticamente todos os profissionais de teatro em atividade no Rio Grande do Sul, todas as salas de espetáculo são utilizadas em período integral (terças a domingos). O projeto já contabilizou mais de 70.000 espectadores e possui, em média, 300 apresentações em cada edição. ; e desde abril temos o república do rock, quando duas bandas (uma começando e uma com mais “estrada”) tocam em um teatro da cidade – já houve show no renascença, Instituto de arte e Teatro Túlio Piva – com um cachê certo (algo quase inimaginável pro padrão Porto Alegre).
E para fechar o ano com chave de ouro, o recém inaugurado Barra Shopping Sul traz à cidade duas lojas: a Fnac, uma rede de lojas de livros, produtos eletrônicos e de lazer, cd, dvd, enfim, praticamente um varejo cultural; e a Made in Brazil, uma loja de instrumentos musicais que vende guitarras que antes só poderíamos ver por foto na internet, e que que finalmente chegaram a Porto Alegre, uma cidade cada vez menos carente de cultura e cada vez mais integrada ao mapa nacional como uma parada quase que obrigatória para artstas em geral.
Guilherme Nunes
Fontes:
http://www.fronteirasdopensamento.com.br/
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/poaemcena/
http://www.wikipedia.org
http://www.portoveraoalegre.com.br
18 de julho de 2008
Blu e sua arte, o Muto.
Imagine se um dia você olhasse para algum muro pichado e de repente os desenhos começassem a se mexer. É basicamente isso que o artista italiano, que auto denomina-se Blu, faz.
Aplicando aos seus desenhos uma técnica visual chamada Stop Motion, o artista faz com que sua arte pareça estar viva. Não é animação pura, pois é possível enxergar as marcas das pinturas anteriores que, aos poucos, foram sendo cobertas. Segundo Blu, que possui um estilo surrealista, a técnica é roubar, depois, os frames desnecessários, e, assim, compor a animação.
Para os que não viram e até para os que já viram, vale a pena conferir o vídeo do cara que foi feito em Buenos Aires e Baden, Argentina.
Blu também está participando da exposição “Street Art” na TATE Modern no Reino Unido. Ele se juntou com outros artistas, inclusive aos brasileiros Gêmeos e Nunca, para pintar a fachada do museu onde está acontecendo a exposição, que está em cartaz desde o dia 23 de Maio até 25 de Agosto.
http://www.blublu.org/
Carina Stölting e Lucas Figueiredo
11 de julho de 2008
And Justice for all
Da França surge uma dupla de música eletrônica formada por Gaspard Augé e Xavier de Rosnay, o Justice, banda mais badalda do cenário eletrônico mundial entre 2007 e começo de 2008 com o lançamento do disco “ç” (após vários ep's e singles). Contudo, a inovação realizada pela dupla não está propriamente no som, que mesmo sendo de alta qualidade é muito parecido com o de outra dupla francesa, o Daft Punk. Também pudera, além da nacionalidade os dois têm em comum Pedro Winter, aka Busy P, produtor das duas duplas, dono do selo Ed Banger e remixer. O grande motivo pelo qual o justice é aclamado com uma das salvações da música eletrônica vai além grooves funkeiros sampleados e da estética robótica.
Em 2006 a banda lançou o excelente clipe da música “never be alone” (que mais tarde foi relançada com o nome de “We are your friends”), remix da música dos caras do Simian Mobile Disco, e chamou a atenção do grande público. Mas foi em 2007 que todos ficaram boquiabertos com um clipe da dupla: D.A.N.C.E é um espetáculo visual. Camisas pretas e brancas com objetos coloridos e agitados de animação, passando de uma para outra, formando desenhos, letras e palavras . O chamado “motion track” foi muito bem usado, misturando realidade e desenho aniamado, dando uma sequência muito boa e às vezes até engraçada ao clipe.
Em 2008 os franceses atacaram novamente e lançaram um clipe totalmente esquizofrênico; “Stress” é praticamente um curta-metragem, que mistura “Hooligans”, “Laranja Mecânica” e “GTA” (o clima tenso da música colabora muito). Não podemos garantir que a próxima música do duo será um hit, mas certamente o clipe vai dar o que falar.
Justice - Never Be Alone
Justice - D.A.N.C.E
Justice - Stress
Por Guilherme Nunes
A musica e a Web
Incontaveis tendencias e modismos já surgiram com toda essa informação. Porém com toda essa velocidade, elas acabam, muitas vezes, tão subtamente quanto surgiram. O que nos resta agora é esperar o próximo “web-hit” ou a próxima banda que surgirá subtamente e acabará tão rapidamente quanto.
Alguns exemplos de Web-Hits são:
Dança do Quadrado - Kibe Loco
http://www.myspace.com/mallumagalhaes
Perfil da Mallu Magalhães no Myspace.
Por Lucas Figueiredo